Características
Han Solo é um mercenário, nativo do planeta Corellia, mas residente em Tatooine. É proprietário da nave espacial Millenium Falcon, descrita por ele como "a nave mais veloz da galáxia" e tem como co-piloto o wookiee Chewbacca. Precisando de dinheiro urgente para pagar o credor Jabba, Han aceita transportar Luke Skywalker e Ben Kenobi para o planeta Alderaan.
Porém, ao chegarem lá, só acham um cinturão de asteróides, pois o planeta fora destruído pela arma letal Estrela da Morte. E é para lá que a Falcon se dirige, sendo capturada pelo "raio trator". Han, Luke e Chewbacca resolvem ir ao resgate da princesa Leia, que estava na área de confinamento, enquanto Obi-Wan vai desligar o raio trator. Han e Luke são bem-sucedidos, mas Obi-Wan, apesar de ter desligado o raio, acaba morrendo em duelo com Darth Vader. A Falcon foge para a base da Aliança Rebelde.
Ao receber seu pagamento, Han resolve ir embora, apesar dos apelos de Luke para ajudar no ataque á Estrela da Morte. Porém, quando a nave de Luke está prestes a ser abatida, a Falcon aparece e o salva, permitindo a ele dar os disparos fatais. Han e Chewbacca unem-se à Aliança Rebelde.
Durante a batalha no planeta Hoth, Han decide pagar sua dívida ao gângster Jabba the Hutt, mas acaba sendo

Seus amigos tentam resgatá-lo antes que ele seja entregue à Jabba, fato narrado no livro Sombras do Império, mas não obtêm sucesso na misão.
Eles bolam outro plano e tentam resgatá-lo novamente, desta vez já no palácio de Jabba, em Tatooine. Solo finalmente é resgatado e Jabba morre. Após isso, eles vão para a lua de Endor em um plano para destruir a nova arma do Império, a segunda Estrela da Morte. Após a desativação de seus escudos, a Estrela da Morte é destruída pelos rebeldes, o Império é derrotado e o Imperador e Vader morrem.
No universo expandido
Após a batalha de Endor, Han Solo casa-se com a princesa Léia e eles têm três filhos: Os gêmeos Jacen e Jaina, e o caçula, Anakin Solo. Ele batalha por muito tempo contra a raça de outra galáxia para salvar a nova
republica
Nenhum comentário:
Postar um comentário